Nike Zoom Streak LT 3 é bom?
Prós
-
Leveza
Um tênis com apenas 150g é impressionante. O Nike Zoom Streak LT 3 é o mais leve da coleção respectiva à marca americana. Limitando-se a uma construção simples, sem adições excedentes ou qualquer inserção de peso extra, o LT 3 corresponde muito bem com seu propósito de ser um tênis extremamente leve.
-
Respirabilidade
O mesh incrementado na terceira edição do calçado proporcionou uma maior ventilação interna ao calçado. Além de ser um tecido mais respirável, o mesh adotado também proporciona uma boa circulação de ar dentro da peça.
-
Para os experientes
Este tênis, apesar de servir também para iniciantes, é mais recomendável para os corredores experientes. Isso se deve ao fato de que o pé é sentido perto do chão, então a pisada precisa ser exata e condizente.
-
Durável
Apesar de os materiais não conterem reforço excessivo como demais modelos da marca, o LT 3 comporta uma boa composição de cabedal, uma entressola firme e um solado que pode sustentar perfeitamente longos trajetos.
-
Responsivo
O calçado apresenta uma resposta muito rápida. Por abdicar de uma entressola macia, e de uma tração que venha a segurar, o LT 3 aposta num tênis que não segure o corredor no chão. Pisou, soltou, pisou.
-
Drop baixo
O drop baixo possibilita uma pisada mais uniforme e de resposta melhor. Não há qualquer alteração na altura do calcanhar que permita um médio pé estressado para as pisada seguintes. A batida é seca e firme.
Contras
-
Tração baixa
Para deixar o peso na medida certa, algumas coisas tiveram que ser abdicadas. Uma tração adequada, por exemplo, é uma das características que deixam a desejar no Nike Zoom Streak LT 3, contudo com um objetivo claro.
-
Conforto inexistente
O conforto é inexistente, visto que os acabamentos e preenchimentos com espuma interna e na entressola foram reduzidos ao máximo para a promoção de um peso adequado para o corredor.
Avaliações especialistas
Mais Positivo
Rodrigo Roehniss
Modelo de competição mais leve da Nike, esta atualização está com a forma mais larga, deixando os pés, principalmente os dedos, mais confortáveis. A nova malha de cabedal do Nike Zoom Streak LT 3 gera menos atrito nos pés em virtude do novo tecido com menos costuras.
Mais Negativo
Matt Klein
O drop é listado em 4mm, mas ao calçar a percepção é de um drop menor devido ao calcanhar mais suave. Para mim, sente-se 0-2mm que é uma das razões que o tênis poderia se sair ainda melhor em trilhas do que corridas de rua.
OUTRAS AVALIAÇÕES
-
Fell Rnr
Corredores diferentes desejam diferentes níveis de amortecimento, por isso este tênis pode não atender a todos. Alguns corredores querem um par mais tracionado quando correm 10K, já outros preferem algo como o Streak para correr seus 5K. É uma variável.
Rankings
Atributos
-
Tecnologia
- Waffle: tecnologia comum utilizada pela Nike para seus tênis de corrida. O intuito é promover a propulsão nas passadas.
- Nike Zoom: permite respostas rápidas com eficiência. Além disso, promove boa estabilidade e pode ser adotada com responsividade, variando a região de preenchimento.
- Cushlon: espuma macia que promove um pouco de conforto, apesar de ser quase nulo no Nike Zoom Streak LT 3.
-
Durabilidade
O calçado apresenta uma durabilidade agradável. Apesar dos poucos reforços que compõem a peça, o que é inserido leva o selo Nike de qualidade. Seja o material no cabedal, a tecnologia da entressola ou o emborrachamento do solado, todos acabam sendo de interessante resistência para promoção de uma boa corrida para o usuário.
-
Flexibilidade
O tênis é extremamente flexível. O intuito é realmente não ter estrutura segurando o tênis e, assim, poder influenciar em seu peso.
-
Ventilação
O mesh em tecido sintético proporciona uma agradável respiração interna do pé. A circulação de ar não deixa a desejar.
-
Aderência da Sola
Pouquíssima aderência, mas com um propósito: evitar que o tênis “agarre o chão” e influencie na responsividade. A ideia é um tênis que bata seco e responda de imediato.
-
Amortecimento
O amortecimento é nulo. Ao calçar o tênis é notável que o pé praticamente sente o chão. É um calçado que realmente deixa o pé praticamente sendo ele mesmo, com raras absorções específicas.
Características
-
Cabedal
Mesh com tecido sintético com tramas abertas que possibilita uma boa acomodação do pé, zero preenchimento de espuma e excelente respirabilidade.
-
Entressola
Combinação da tecnologia Nike Zoom em regiões específicas do pé e da tecnologia Cushlon, uma leve camada de EVA para evitar impactos bruscos.
-
Solado
O solado Waffle é bastante comum nos modelos Nike. O que muda, na realidade, é a disposição do mesmo. No caso do Nike Zoom Streak LT 3, ficou a desejar a tração do mesmo.
ANÁLISE
O Nike Zoom Streak LT 3 carrega um bom acabamento, muita qualidade e pouco peso. Sobretudo este último ingrediente apimentou a disputa no mercado. Com ótimos concorrentes neste ano de 2017, o LT 3 ainda pode encabeçar a lista de opções para os corredores rápidos. Mas o que caracteriza, em suma, este modelo leve da Nike que faz um grande sucesso, mas ainda não se tornou unanimidade?
O terceiro modelo para a consagração
Em relação ao modelo anterior, notam-se inúmeras alterações. Primeiramente o acabamento do calçado abdicou de todo o material acolchoado que ainda restou na segunda versão. Desde a língua, até mesmo o acabamento interno, o que fosse de preenchimento de espuma, seria retirado no terceiro modelo da linha.
O que deu muito certo. Usuários e especialistas aprovaram. Alinhando-se ao Fila Kenya Racer, por exemplo, que apenas foca em uma forma de tecido para o abraço do pé, o Nike Zoom Streak LT 3 aposta na mesma receita. Sem qualquer tipo de clipagem, estruturas ou demais reforços, o calçado alcançou uma boa marca de 150g, agradando em demasia os corredores rápidos.
Os “erros” justificáveis do Nike Zoom Streak LT 3
Na realidade, o que se percebe é um tênis com erros se analisar do ponto de vista abrangente, mas com acertos nos próprios erros para transformá-lo em um tênis rápido e de competição. Isso porque os problemas com a tração do calçado não agradou, mas é justificada pela ideia da Nike de manter o tênis descolado do chão pelo menor tempo possível. Assim como o conforto deficiente que tem como intenção ser inexistente. Afinal, uma pisada quase sem amortecimento providenciará uma resposta mais rápida do que a acolchoada.
Nosso veredicto? Um modelo aclamado no Brasil e no estrangeiro não poderia deixar de ser imensamente recomendável. Contudo, é importante atentar que este modelo está muito ligado aos experientes no mundo das corridas. Por exigir uma pisada mais uniforme e bem realizada, o Nike Zoom Streak LT 3 se torna uma excelente opção, mas para os corredores de longa data.
REVIEW MODELOS ANTERIORES
Nike Zoom Streak LT2
Leve, porém não como seu sucessor. O bom acabamento acolchoado abraça o pé, mantendo-o firme durante todo o trajeto. Com uma entressola responsiva, e um solado mais tracionado, ele consome décimos a mais do que seu irmão mais novo.
Apesar do lançamento do terceiro modelo, o Nike Zoom Streak LT 2 continua sendo uma opção, sobretudo para os corredores que almejam, algum dia, adotar o LT 3 no pé, mas não sabem por onde começar. O irmão mais velho, sem dúvidas, é a resposta.
-
Asics Gel Hyper Speed 7
Média Geral
2 especialistas: 86 / 100
-
New Balance RC 1400 V4
Média Geral
1 especialistas: 88 / 100
-
Fila Kenya Racer 3
Média Geral
2 especialistas: 91 / 100
-
Asics Gel Hyper Tri 2
Média Geral
1 especialistas: 83 / 100