Nike Free RN FlyKnit 2017 é bom?
Prós
-
Leveza
Girando em torno dos 200g, o modelo apresenta o peso de um Premium para performance, além de todo o acabamento num geral. Dando a sina de um tênis de alta qualidade, infelizmente, ao que tudo indica, fica apenas na aparência.
-
Ventilação
O cabedal com acabamento fino sem tecido de sobreposição permite uma respirabilidade agradável do calçado. Além disso, a ventilação interna se torna excelente, visto que não há acobertamento do pé em qualquer região do cabedal.
-
Amortecimento
Amortecimento é sentido na peça. Trazendo a transição da responsividade para uma entressola anti-impacto, o tênis permanece por algum tempo na superfície fazendo o amortecimento do calcanhar para evitar possíveis lesões. Para os corredores que costumam pisar com o médio pé já é um pouco mais notável a rápida resposta.
-
Responsivo
Para um tênis com uma entressola robusta, e ligeiramente macia para um tênis de performance, pode-se dizer que se trata de um tênis responsivo. Algo que as empresas estão, inclusive, investindo muito: rápida resposta sem abrir mão da maciez no contato de entressola e superfície.
-
Conforto
Apesar de não ser o primor no que tange o conforto, o calçado pode ser descrito como confortável. Isso se deve a uma boa entressola e um cabedal que firma muito o pé durante a corrida; como num abraço.
Contras
-
Bolhas no calcanhar
Alguns usuários relataram problemas com bolhas no pé, sobretudo na região do calcanhar. O alto suporte do contraforte pode elevar o atrito, promovendo o aparecimento de bolhas.
-
Durabilidade
Inexistente. O tênis parece aguentar pouco as competições. Os desgastes na entressola e solado são significativos. Um cabedal de tecido muito fino parece rasgar a cada pisada mais brusca dada.
-
Apertado
A região da amarração pareceu significativamente apertada, sobretudo prejudicando a região do peito do pé, que sente um grande desconforto.
-
Custo/benefício
Um tênis que ultrapassa muito o valor de seus concorrentes. Ainda hoje parece estar recompensando mais comprar o modelo anterior.
Avaliações especialistas
Mais Positivo
Sole Review
Em nossa opinião, o Nike FREE RN Flyknit teve a melhor combinação de Flyknit e Free, misturando ambos com moderação.
Mais Negativo
Rizknows
Nós pensamos que eles são geralmente tênis incríveis que podem ser usados para correr, caminhar ou apenas passeios casuais. No entanto, como todos os sapatos da Nike Free, ainda não penso que sejam os melhores tênis de corrida.
Rankings
Atributos
-
Tecnologia
- FlyKnit: A tecnologia inserida no cabedal apresenta um tecido bastante elástico que promove boa ventilação interna.
- FlyWire: Discreto, mas presente. A tecnologia FlyWire começa a desaparecer à vista, mas permanece presente como uma ótima composição para o abraço ao pé.
- Nike Free: Composição de solado/entressola que proporciona uma tecnologia que limita o impacta e mantém um tracionado relativamente agradável.
-
Durabilidade
Por ser um tênis com pouca composição de proteção, sobreposição e sem mais detalhes, a durabilidade com certeza será afetada. Usuários têm reclamado, sobretudo, da baixa qualidade do tecido de cabedal e do alto desgaste do solado (sem emborrachamento).
-
Amortecimento
Presente de uma forma sutil que auxilia em demasia para promoção de conforto ao usuário. Sobretudo para quem pisa com o calcanhar, a entressola robusta segura com eficiência.
-
Flexibilidade
Altamente flexível como toda a linha Free deve ser. A boa flexibilidade ao longo de toda a peça é percebida até mesmo no contraforte sem clipagem e calcanhar solto.
-
Aderência da Sola
Baixa, mas suficiente. Por se tratar de um tênis de performance, o Nike Free FlyKnit RN 2017 apresenta a resposta rápida de pisada e tração, evitando ao máximo o contato do tênis com a superfície.
-
Ventilação
A ventilação é a grande excelência da peça. A tecnologia elástica do cabedal – graças ao FlyKnit – possibilita um tênis de alta qualidade no que abrange a respirabilidade.
Características
-
Cabedal
Adotando a tecnologia FlyKnit e FlyWire para um bom casamento. Enquanto um contribui para um abraço melhor ao pé do corredor, a outra possibilita uma boa ventilação e agradável encaixe.
-
Entressola
Adota a tecnologia NikeFree, que se estende até o solado. Composto de EVA mais leve que o normal, ele proporciona boa absorção de impacto, mas responsividade agradável ao longo do trajeto.
-
Solado
Sem emborrachamento, mas com uma tração suficiente para um tênis de performance.
ANÁLISE
O Nike Free RN FlyKnit 2017 é um tênis de performance que parece mais voltado para as caminhadas e uso diário do que propriamente treinos e competições. Abaixo dos seus concorrentes diretos, ele ainda é um tênis a ser trabalhado para melhorar seu desempenho, bem como sua construção num todo.
Apesar disso, é um tênis bastante confortável e que não deve ser descartado por quem deseja um tênis versátil que acomode a opção de lazer, exercícios físicos e atividades. Pensando por este lado, talvez não seja tão assustador gastar R$ 500 neste calçado.
Conforto e ventilação para uma caminhada pelo parque
A construção e acabamento do calçado dão a tona de um tênis Premium para as mais diversas atividades. Podendo ser utilizados nos mais diferentes espaços, o discreto calçado Nike Free RN FlyKnit 2017 pode ser uma opção para quem almeja um tênis confortável para viagens constantes, passeios que exijam a caminhada ou que permaneçam por longas horas com calçados nos pés.
Por dar à tona “corrida mais forte”, ele visa deixar o pé o mais natural possível, sem que qualquer problema incomode ou promova desconforto ao usuário. Por esta ótica, é um interessante modelo a se ter, mas não para a competição de corrida de rua.
O desempenho do Nike Free RN FlyKnit 2017
Pensando no preço superior aos seus concorrentes diretos, o modelo 2017 deixou a desejar. Uma durabilidade baixa, responsividade limitada, o aparecimento de bolhas e, é claro, o custo/benefício. Em relação ao modelo Free, valeria muito mais apenas aderir ao modelo Streak LT 3, da própria Nike, para competições que exijam um tênis de desempenho primoroso.
Nosso veredicto? No fim, a versão 2017 carrega os mesmo problemas de seu anterior, o 2016. Aparentemente construído com o intuito de aguentar provas rápidas, ele rapidamente acaba por ser um tênis deslocado para os passeios. O bom conforto, encaixe e durabilidade o limitam a isso. Infelizmente, por R$ 500, há opções mais em conta e superior no que tange o desempenho na corrida de rua, propriamente.
-
Nike Zoom Streak LT 3
Média Geral
3 especialistas: 82 / 100
-
Nike LunarEpic Flyknit Low
Média Geral
4 especialistas: 85 / 100
-
Asics Gel Nimbus 19
Média Geral
3 especialistas: 83 / 100
-
Reebok Harmony Racer
Média Geral
1 especialistas: 81 / 100