Nike Free RN Flyknit 2018 é bom?
Prós
-
Conforto
Com cabedal em Flyknit, Nike Free RN Flynit 2018 garante uma sensação de ainda mais confortável para os pés.
-
Flexibilidade
Nike Free RN Flyknit 2018 recebe a adição de Spandex na composição do Flknit do seu cabedal, trazendo um inovador poder de flexibilidade.
-
Leveza
Nike Free RN Flyknit 2018 é um tênis que não possui estruturas de suporte e apresenta um cabedal de camada única, sem enchimentos de espuma ou forro interno, isso faz com que ele seja um dos calçados mais leves produzidos pela marca.
-
Amortecimento
Muitos usuários elogiaram o amortecimento do Nike Free RN Flyknit 2018, que entrega maciez e protege com eficiência os pés contra os impactos da corrida.
Contras
-
Custo
O preço do Nike Free RN Flyknit 2018 é um ponto de reclamação entre muitos usuários.
-
Ajuste
Nike Free RN Flyknit 2018 apresenta um toe-box um tanto estreito, por isso é recomendável a compra de uma numeração acima da usual.
Avaliações especialistas
Mais Positivo
Jeremy White
Posso dizer que esse é, de longe, o tênis mais confortável da linha Free.
Mais Negativo
Tênis Book
São flexíveis, confortáveis e bonitos. De forma geral, são excelentes, sendo usados não apenas para correr e treinar, mas também como calçado casual.
Rankings
Características
-
Cabedal
Nike Free RN Flyknit 2018 apresenta um cabedal completamente redesenhado. A composição do Flyknit recebe a adição de Spandex, um material que conhecemos como Elastano e que possui um incrível poder de elasticidade e que confere ainda mais flexibilidade para o cabedal. Alem de confortável e muito respirável, Nike Free RN Flyknit 2018 garante a estabilidade das passadas com a presença dos cabos Flywire que abraçam os pés de forma personalizada.
-
Entressola
Nike Free RN Flyknit 2018 possui entressola de dupla densidade composta pela espuma Phylon de dupla densidade. Ela é capaz de oferecer um amortecimento leve, macio e responsivo, além de possibilitar muita flexibilidade durante a corrida.
-
Solado
Com os padrões Tri Star feitos por meio de cortes a laser, Nike Free RN Flyknit 2018 é capaz de se adaptar e acompanhar os movimentos dos pés de forma ágil, dinâmica e muito natural.
Atributos
-
Tecnologia
Flyknit: tecido leve, respirável e flexível que garante execelentes conforto e ajuste para o cabedal.
Flywire: cabos leves e resistentes que abraçam o mediopé e trabalham junto aos cadarços para proporcionar estabilidade durante a corrida.
Phylon: espuma desenvolvida pela Nike que confere amortecimento leve, macio e responsivo.
Tri Star: padrões em forma de estrela de três pontas que estão presentes no solado e que têm a função de garantir flexibilidade ao solado. -
Amortecimento
A entressola de dupla densidade do Nike Free RN Flyknit 2018 é composta pela espuma Phylon, um material capaz de oferecer um amortecimento leve, macio e responsivo, trazendo conforto e proteção durante toda a corrida.
-
Ventilação
Nike Free RN Flyknit 2018 não apresenta sobreposições de malha, enchimentos de espuma ou estruturas que atrapalhem o fluxo de ar dentro do tênis. Isso quer dizer que seu cabedal é compostos por uma camada única de Flyknit.
-
Flexibilidade
Com a adição de Spandex na composição do seu cabedal, Nike Free RN Flyknit 2018 apresenta uma flexibilidade jamais vista antes, garantindo total liberdade para os pés.
-
Durabilidade
Nike Free RN Flyknit 2018 apresenta um solado composto pelo mesmo material da entressola. Isso traz desconfiança quanto a durabilidade do material. Mas sua durabilidade é comprovada e aprovada pelos usuários, prova disso é a mudança feita pela marca no solado da versão 2018 do modelo, que não apresenta mais as pequenas áreas emborrachadas encontradas em suas versões anteriores. Então, o solado do Nike Free RN Flyknit 2018 é 100% feito de espuma Phylon!
ANÁLISE
A versão 2018 do modelo Nike Free RN Flyknit recebeu melhorias que prometem surpreender. A nova versão do Nike Free RN Flyknit garante transições mais flexíveis com a atualização da tecnologia Tri-Star em seu solado. A entressola de dupla densidade e de baixo perfil, com apenas 8mm de drop, garante uma postura que se aproxima daquela de quando estamos descalços. Já o cabedal, que recebe a tecnologia Flyknit com nova composição, proporciona um ajuste adaptável, leve e confortável.
Cabedal
O cabedal do Nike Free RN Flyknit 2018 recebe a tecnologia Flyknit, malha tecida a partir da técnica do tricô. Diferente de suas versões anteriores, o Flyknit agora recebe o Spandex em sua composição.
Spandex é o nome chique do bom e velho Elastano, um material que apresenta uma excelente capacidade de elasticidade, além de ser mais forte e durável do que as fibras comuns utilizadas na composição das malhas de cabedais. O alto poder de flexibilidade deste material garante a construção de um cabedal capaz de se adaptar aos movimentos naturais dos pés, permitindo um ajuste com liberdade e conforto independente do formato dos pés.
Nas laterais do cabedal podemos encontrar os cabos Flywire, que são cabos muito leves e resistentes que trabalham em conjunto os cadarços. Sua função é oferecer estabilidade ao mediopé por meio de um ajuste firme e personalizável.
Por ser um calçado voltado para oferecer uma corrida o mais natural possível, Nike Free RN Flyknit 2018 não possui estruturas de suporte, acolchoamentos ou se quer sobreposições de malha. Motivo pelo qual a Nike conseguiu chegar a um tênis com menos de 200g e que entrega conforto para os pés.
Então, se está procurando um calçado que desaparece nos pés, Nike Free RN Flyknit 2018 é o que você procura!
Entressola e Solado
A linha Nike Free foi lançada há 14 anos para oferecer uma corrida natural, o mais parecida possível com a sensação de correr descalço. E tudo isso envolve uma construção conjunta de entressola e solado que foi desenvolvida a partir de pesquisas que se baseavam na biodinâmica dos pés. O objetivo era chegar a um tênis que pudesse comportar os pés e acompanhar os seus movimentos de contração, expansão e flexão.
Podemos dizer que a Nike fez um excelente trabalho ao colocar no mercado a entressola Auxética, que é aquela feita de uma única peça que também compõe o solado. Hoje, em sua versão 2018, a linha Free apresenta solado com padrões Tri Star, que são aberturas em forma de estrela de três pontas. Com estas configurações, a entressola do calçado é capaz imitar todas as reações dos pés diante das forças que eles recebem durante desde o impacto até o impulso de casa passada.
Outra novidade que Nike Free RN Flyknit 2018 carrega é a sua entressola fabricada por meio da tecnologia inédita de dupla injeção, que consiste na união de dois tipos de espuma por meio do calor. Isso dispensa o uso de cola na fabricação de entressolas de dupla densidade.
No caso do Nike Free RN Flyknit 2018, seu sistema de amortecimento é composto por um núcleo IP macio de espuma Phylon envolto pela espuma IU que é mais densa e resistente. O resultado é um amortecimento mais macio, eficaz e seguro.
Conclusão
Nike Free RN Flyknit 2018 cumpre seu objetivo ao não se fazer notar quando o calçamos, entregando uma corrida natural e cheia de desempenho e segurança.
REVIEW MODELOS ANTERIORES
Nike Free RN FlyKnit 2017
O Nike Free RN FlyKnit 2017 é um tênis de performance que parece mais voltado para as caminhadas e uso diário do que propriamente treinos e competições. Abaixo dos seus concorrentes diretos, ele ainda é um tênis a ser trabalhado para melhorar seu desempenho, bem como sua construção num todo.
Apesar disso, é um tênis bastante confortável e que não deve ser descartado por quem deseja um tênis versátil que acomode a opção de lazer, exercícios físicos e atividades. Pensando por este lado, talvez não seja tão assustador gastar R$ 500 neste calçado.
A construção e acabamento do calçado dão a tona de um tênis Premium para as mais diversas atividades. Podendo ser utilizados nos mais diferentes espaços, o discreto calçado Nike Free RN FlyKnit 2017 pode ser uma opção para quem almeja um tênis confortável para viagens constantes, passeios que exijam a caminhada ou que permaneçam por longas horas com calçados nos pés.
Por dar à tona “corrida mais forte”, ele visa deixar o pé o mais natural possível, sem que qualquer problema incomode ou promova desconforto ao usuário. Por esta ótica, é um interessante modelo a se ter, mas não para a competição de corrida de rua.
Pensando no preço superior aos seus concorrentes diretos, o modelo 2017 deixou a desejar. Uma durabilidade baixa, responsividade limitada, o aparecimento de bolhas e, é claro, o custo/benefício. Em relação ao modelo Free, valeria muito mais apenas aderir ao modelo Streak LT 3, da própria Nike, para competições que exijam um tênis de desempenho primoroso.
Nosso veredicto? No fim, a versão 2017 carrega os mesmo problemas de seu anterior, o 2016. Aparentemente construído com o intuito de aguentar provas rápidas, ele rapidamente acaba por ser um tênis deslocado para os passeios. O bom conforto, encaixe e durabilidade o limitam a isso. Infelizmente, por R$ 500, há opções mais em conta e superior no que tange o desempenho na corrida de rua, propriamente.