Asics FuzeX é bom?
Prós
-
Amortecimento
O excelente sistema de amortecimento contribui para uma pisada suave e sem qualquer sensação de impacto com o chão.
-
Impermeabilidade
O tecido de cabedal é bastante fechado – sendo inclusive uma crítica. Mas a verdade é uma só: impede, totalmente, a entrada de água no interior do calçado.
-
Leveza
O tênis pesa menos de 300g. Sempre é um destaque quando um tênis na faixa intermediária/alta consegue aderir esse peso com toda a tecnologia de ponta inserida.
-
Tração
A borracha no solado contribui para uma tração adequada durante cada passada. Firme e seguro, o tênis possui excelente desempenho, inclusive, em pistas molhadas.
-
Interior
Por que o interior do Asics FuzeX merece destaque? Devido a sua placa antimicróbios acoplada que auxilia a manter a parte interna do calçado saudável e limpa de bactérias.
-
Conforto
Bastante confortável, o Asics FuzeX adota inúmeras diferenciações para seus parentes Nimbus e Impression, por exemplo. Além da forma, os moldes de inserção de acolchoado também são diferenciados.
-
Inovação
Adotando uma mistura de EVA e Gel, a Asics inova trazendo um tênis completamente confortável, e excelente para qualquer tipo de atividade.
Contras
-
Ventilação
Um cabedal de tramas completamente fechadas e sem qualquer possibilidade de respirabilidade do pé.
-
Rigidez
O tênis é pouco flexível, o que incomoda alguns usuários na prática de esportes específicos ou corridas em terrenos que não sejam completamente planos.
Avaliações especialistas
Mais Positivo
Run Repeat
Estreando no mercado, o Asics FuzeX é um tênis de corrida neutro que usa uma nova tecnologia na entressola que vai proporcionar a cada passo uma qualidade maior. A plataforma responsiva torna a corrida mais fácil e confortável. É uma escolha sólida para exercícios, corridas diárias e até mesmo competições.
Mais Negativo
Rodrigo Roehniss
Há somente um fator extremamente negativo no Fuze X: a malha de cabedal totalmente fechada e sem nenhuma ventilação na parte da frente. Esse cabedal fechado me lembrou de outro modelo da Asics, o Gel Speedstar 5, lançado em 2011.
OUTRAS AVALIAÇÕES
-
Austin Bonds
Alguns dos usuários mencionou o estreito toe box e certa rigidez na parte superior Eu concordo com um dos revisores que um cabedal redesenhado em modelos futuros do FuzeX será um ajuste positivo.
Rankings
Atributos
-
Tecnologia
A tecnologia FuzeGel é uma combinação do Gel e da Espuma EVA de absorção de impacto, oferecendo excelente contato entre pé e solo. A ComforDry Sockliner é a palmilha especial Asics que garante maior conforto, respirabilidade e tratamento antimicrobiano. Já a ComforDry Lasting proporciona excelente controle de umidade e um elevado nível de respirabilidade. Por fim, a AHAR é a tecnologia envolta da norracha com formulação especial para resistir ao desgaste, localizada na região calcanhar.
-
Durabilidade
O calçado possui uma excelente durabilidade, sobretudo com reforços no contraforte e biqueira – além do cabedal, praticamente fechado. Alcançando facilmente os mil quilômetros, é um tênis que possui uma qualidade alta, especialmente se for feita uma análise minuciosa dos materiais utilizados.
-
Flexibilidade
O tênis é pouco flexível, e isso é um aditivo para as críticas ao primeiro modelo do Asics FuzeX. Um tênis leve com reforços em excesso. A dureza na passada propicia incômodos em superfícies desniveladas.
-
Ventilação
Definitivamente o grande problema do FuzeX. Ausência total de ventilação na parte interna do calçado. O cabedal completamente fechado prejudica em demasia os corredores com alto grau de suor nos pés, e ainda se mostra uma opção distante para quem mora em regiões quentes.
-
Aderência da Sola
A tração é graças a tecnologia AHAR, que possibilita uma passada firme e livre de impactos. Além de ser excelente para arrancadas, a borracha do solado ainda mantém os pés firmes ao solo, seja seco, seja molhado.
Características
-
Cabedal
Composto de fibra sintética com ausência de costuras para reforço, mas completamente irrespirável para os pés. No entanto, o ponto positivo fica para impermeabilidade.
-
Entressola
Combinação da tecnologia Gel e da espuma de EVA, criando a FuzeGel. Propicia amortecimento de qualidade, zero impacto e ótimo retorno de energia.
-
Solado
Borracha preenchendo grande parte do solado. Tração é uma qualidade alta no Asics FuzeX.
ANÁLISE
A Asics resolveu inovar com o Asics FuzeX. Muito no quesito que abrange jovens e praticantes abertos à inúmeras modalidades esportivas. A criação do FuzeX tem como objetivo atingir um público abrangente, muito além das corridas de rua, por exemplo. Não à toa, os vídeos promocionais da marca envolviam um público jovem e o aparecimento de diversas práticas esportivas diversas.
A forma do tênis, por si só, já é diferente dos demais modelos Asics. Ele envolve um drop mais baixo que os 10mm usuais da marca e um formato mais aerodinâmico com pouca adição de espuma interna e um peso inferior às várias linhas de tênis de corrida Asics.
Mas o que chama a atenção de início é a ausência do Gel aparente na região calcanhar do calçado. O Asics FuzeX, na realidade, incorpora uma mistura de Gel e espuma EVA que propicia amortecimento, conforto e absorção de energia nas passadas. Contribuindo, assim, para um melhor desempenho nos esportes em que se possa adotar esse tipo de calçado.
Além do excelente amortecimento, o calçado aposta no conforto. Bem acomodado para os mais diferentes formatos de pés, o FuseX abrange uma qualidade pouco vista nos tênis da empresa japonesa: o drop baixo. Com apenas 8mm, este modelo possui um dos drops mais baixos da categoria, o que é um ponto positivo para a pisada mais neutra que necessita de um contato mais uniforme com o chão.
Entretanto, quando chegamos para falar do cabedal, temos o ônus e o bônus. O bônus é de um tênis sem qualquer problema em dias chuvosos, pois além de não ter dificuldades para tração em superfícies molhadas, o cabedal com tramas completamente fechadas também não permite qualquer entrada de água no interior. No entanto esse cabedal fechado também impede a ventilação e a respirabilidade do calçado. Sendo um dos grandes pontos negativos do calçado, ainda mais se tratando de um país quente como Brasil.
Nosso veredicto? O tênis possui excelentes artifícios e demasiados pontos de destaque para um primeiro modelo de linha. No entanto a questão da respirabilidade ainda peca em demasia para um mercado como o Brasil. Isso porque, por ser um país tropical, é exigido um tênis de boa ventilação – o que não se encontra no Asics FuzeX. Outros modelos, com certeza, podem ser melhores opções para os brasileiros em busca de um tênis com as características semelhantes ao Fuze X.
-
Adidas Adizero Adios Boost 3.0
Média Geral
2 especialistas: 91 / 100
-
361° Zomi 2
Média Geral
1 especialistas: 86 / 100
-
Adidas Duramo 7
Média Geral
4 especialistas: 88 / 100
-
Asics Gel Cumulus 18
Média Geral
4 especialistas: 92 / 100