Asics MetaRun é bom?
Prós
-
Conforto
O tênis é extremamente confortável. Ao calçar percebe-se um bom ajuste do pé no interior muito bem acolchoado, como também a palmilha de excelente qualidade, que promove um ideal suporte ao pé ao longo das pisadas.
-
Contraforte
Complementando o conforto, o contraforte apresenta um novo conceito de encaixe do calcanhar, como forma de acomodação melhor do pé e encaixe do calcanhar à traseira do calçado.
-
Cabedal
O cabedal apresenta um tecido de qualidade nitidamente superior ao utilizado no mercado. Bastante ajustável e cômodo ao pé, ele é mais uma adição à perfeita comodidade proporcionada pelo calçado ao pé do corredor.
-
Respirabilidade
Com tramas abertas e bem localizadas, o cabedal propicia boa respirabilidade, ventilação e impermeabilidade total ao calçado.
-
Estabilidade
Com uma placa de estabilidade localizada na parte inferior, o calçado se molda ao longo da caminhada. Isso quer dizer que ele é flexível quando precisa, assim como rígido quando necessário.
-
Flexível
Flexibilidade e estabilidade muito bem casadas no novo modelo da Asics. A placa de estabilidade permite um tênis rígido e flexível ao mesmo tempo. Parece impossível, certo? Não para o Asics MetaRun.
-
Entressola
A tecnologia FlyteFoam é a responsável pela espuma de amortecimento promete ser até 55% mais leve do que o convencional.
-
Amortecimento
Um bom suporte no calcanhar é notada ao longo das passadas. O bom suporte da tecnologia X-Gel, que é uma nova aposta do sistema em Gel, promovendo melhor absorção dos impactos na região do calcanhar.
Contras
-
Preço
Não se poderia falar do Asics MetaRun e não destacar seu máximo negativo, não é mesmo? O preço, com certeza, não é atrativo. Apesar de estarmos falando de um tênis com alta tecnologia, nada justifica o valor primeiramente proposto.
-
Limitação
Apenas com 60 mil fabricados – poucos vindos para o Brasil –, o Asics MetaRun é, praticamente, uma raridade. Encontrá-lo será difícil.
-
Peso
Falando mais propriamente dos detalhes, o peso do tênis não agrada. Cheio de tecnologias, o peso permaneceu em um alto patamar. Com mais de 310g para o modelo masculino (Tam. 40), o tênis se mostra levemente pesado, apesar da propaganda de leveza na entressola.
-
Drop
Com 10mm, o drop alto realmente decepciona. O alto calcanhar também pode ser um mártir para o corredor, que não deverá abusar muito das quilometragens (como arriscar uma meia maratona, por exemplo).
Avaliações especialistas
Mais Positivo
Ruggero Loda
É difícil avaliar o Asics Metarun. Como qualidades realmente exorbidantes, é possível afirmar, sim, que trata-se de um ótimo calçado. Mas vale o alto investimento? Difícil de dizer. Se o dinheiro não é um problema para você e quer tentar arriscar no mais recente, bom... aí vai de cada um. Eu realmente gosto do ajuste da parte superior, o amortecimento embaixo e o passeio geral que ele proporciona, por exemplo.
Mais Negativo
Sérgio Rocha
Eu acho que para um tênis ser excelente, e ter um monte de tecnologia, ele deveria, no mínimo, ser acessível.
OUTRAS AVALIAÇÕES
-
Run Repeat
Asics introduz um tênis único, que apresentará pela primeira vez várias tecnologias nunca antes vistas em seu arsenal. Sem papas na língua, o Metarun tem qualidade superior no conforto, suporte e estabilidade que são realmente chocantes. O custo elevado, então, apenas se justifica por sua tecnologia e desempenho muito superiores aos demais modelos Asics.
Rankings
Atributos
-
Tecnologia
A tecnologia FlyteFloam é, provavelmente, a principal do Asics MetaRun. Sendo considerada a espuma mais leve do mercado, sendo 55% mais leves que as encontradas comumente. Já a Jacquard Mesh é a instalação de uma malha de cabedal aberta que promove boa respiração interna e excelente ventilação. Já a Adaptruss é a tecnologia que promove estabilidade ao calçado, adotando uma placa em fibra de carbono no solado.
A já conhecida tecnologia Gel dos modelos Asics ganhou uma cara nova, sendo agora a chamada X-Gel, sendo um novo formato que promove maior absorção dos impactos. Por fim, a MetaClutch é a promoção do conforto que encaixa perfeitamente o calcanhar ao contraforte do calçado.
-
Durabilidade
O tênis possui reforços pontuais na biqueira, contraforte e lateral. Malhas finas de borracha são encontradas ao longo das zonas de maior elasticidade, não oferecendo qualquer risco de ruptura, rasgo ou desgaste no calçado.
-
Amortecimento
A tecnologia X-Gel é muito bem combinada à FlyteFoam. Um dos pontos de maiores destaques ao Asics MetaRun que se adapta muito bem a qualquer tipo de terreno.
-
Ventilação
A Jacquard Mesh apresenta tramas abertas no cabedal que promovem excelente ventilação interna, impedindo que o corredor possa suar ao longo do trajeto.
-
Aderência da Sola
O solado possui cápsulas de borracha destacadas em meio a uma “placa” completa da mesma borracha no solado. Ou seja, uma peça inteira, que destaca os pontos de aderência com sobreposição e ranhuras específicas para promoção de boa tração e arrancada de qualidade.
-
Flexibilidade
O tênis possui uma interessante função que é a da flexibilidade variável. Ele é rígido quando a superfície exige rigidez, e ao mesmo tempo flexível quando a superfície assim exige.
-
Material
O material Jacquard Mesh impressiona por sua resistência e elasticidade. Recobrindo o cabedal, essa malha é fina, respirável e totalmente firme.
Características
-
Cabedal
O tecido Jacquard Mesh apresenta uma camada única e encaixe perfeito para o pé. Conforto externo e interno na mesma equivalência. Assim como a Meta Chutch, que fora projetado para proporcionar o ideal encaixe do calcanhar ao calçado.
-
Entressola
A tecnologia X-Gel e a tecnologia FlyteFoam compoõem a entressola de modo a contribuir para uma pisada suave, confortável e eficiente para o corredor.
-
Solado
O solado do Asics MetaRun não difere muito dos demais do mercado, já que sua borracha pouco se altera. No entanto, a placa de estabilidade em fibra de carbono é uma grata novidade, sendo flexível e rígido (ao mesmo tempo) na medida exata.
ANÁLISE
O Asics MetaRun, sem dúvidas, possui inúmeras qualidades que pouco encontramos em tênis de corrida. Mas será que justificaria o investimento de milhares de reais nele? O tênis possui apenas uma certeza no imbróglio de todo esse lançamento: ele é verdadeiramente caro. Isso porque, antes de considerar a compra ou não, é necessário analisar os custos-benefícios do calçado. Afinal, vale a pena ou não?
Acreditamos que nenhum tênis possui tecnologia suficiente para ser taxado por mais de R$ 1100. E, apesar de vermos muitos tênis próximos a esta faixa, é imprescindível salientar que o Asics MetaRun se auto-classifica como um tênis de performance. Qual tênis de desempenho poderia ter tecnologia suficiente para cobrir os valores astronômicos propostos ao primeiro anúncio?
Nenhum! E apesar de ter um excelente conforto, provido do bom material interno, cabedal ajustável e contraforte regulável, provavelmente o alto investimento não se justifica. Mesmo, que ainda assim, seja ressaltada a sua excelente placa de estabilidade que promove rigidez, flexibilidade e solidez no momento das passadas. Não há como negar qualidades, pois se trata, em alguns aspectos, de um tênis impressionante.
Sua ventilação com um cabedal de tramas abertas e seu amortecimento digno da qualidade Asics também são impressionantes. Isso porque, apesar de ser um tênis excelente – impossível tirar esse mérito – trata de um tênis de performance, limitado e de alto investimento.
Nosso veredicto? Ele pode não ser o mais agradável segundo questões monetárias. Mas, para quem pretende ter esse tênis, deverá desembolsar o valor respectivo a dois Asics Gel Kayano de última linha. Mas, ainda assim, se os pontos de destaque impressionaram tanto, é importante se atentar para a fila de vendas, pois apenas cerca de 60 mil pares serão produzidos, e poucos para nosso querido mercado nacional.
Se vale realmente a pena adquirir o Asics MetaRun, apenas você tem o poder de dizer. O que temos é um dos melhores tênis do mercado, mas também um dos mais caros de todos.