Brooks PureCadence 6 é bom?
Prós
-
Conforto
Apesar de pouco conhecido pelo brasileiro, o modelo Brooks encanta quem o conhece. Conforto abrupto, sobretudo após a mudança no tecido da língua do tênis, o ótimo cabedal adotado e o bom encaixe do pé ao calçado corroboram para uma alta qualidade do tênis.
-
Leveza
Os cerca de 250g não colocam o PureCadence 6 entre os mais leves do mercado, contudo apresentam um limite suportável do que se entende por “peso ideal” (ao menos para uma parcela significativa de corredores).
-
Responsivo
A entressola apresenta uma capacidade rápida de resposta. Uma transição adequada para as corridas curtas, onde o corredor exige um tênis de batida cheia, e ainda assim eficiente.
-
Estável
Um tênis essencialmente estável, com o incremento de uma placa no interior de sua entressola que providencia um direcionamento de passada aos corredores pronadores.
-
Responsivo
O tecido de cabedal, além de muito elogiado pelo conforto, também é bastante respirável. Tramas abertas com o intuito de promover boa circulação de ar e, consequentemente, uma respirabilidade adequada da peça.
-
Desempenho
Um calçado de performance com um desempenho abrupto condizente com a proposta idealizada pela empresa. Adequado para as corridas de curta distância, mas também eficiente para treinos diários.
-
Tracionado
Promovendo segurança ao corredor ao longo da corrida, o solado da peça providencia boa aderência.
Contras
-
Tração em excesso
Se por um lado é bom ter a aderência – e consequentemente a segurança –, por outro a proposta do tênis não se alinha com esse tipo de quesito, já que mais aderência também significa mais tempo de transição, o que é má notícia para quem deseja um tênis de pisada rápida.
-
Sutil aperto
Alguns usuários reclamaram de um sutil aperto na região do ante pé, o que incomodou um pouco durante adaptação à forma diferenciada do calçado.
-
Cadarços largos
Os cadarços largos são um problema pontual do modelo. A preferência atual por cadarços mais finos tem afastado compradores de amarrações mais grosseiras.
Avaliações especialistas
Mais Positivo
Active Guy
O Brooks PureCadence 6 continua sendo um grande tênis de estabilidade que promove um suporte adequado, leveza e amortecimento responsivo, assim como foi seu modelo anterior.
Mais Negativo
Steph Coelho
O PureCadence segue sendo o amado tênis de adequado suporte e leveza que o público tanto se afeiçoou anteriormente. Com um tecido de cabedal mínimo, ele oferece uma maior naturalidade à passada.
Rankings
Atributos
-
Tecnologia
- Omega Flex Grooves: borracha com ranhuras específicas para promoção de boa flexibilidade.
- BioMoGo DNA: tecnologia que funde dois diferentes materiais de espuma, com o intuito de oferecer responsividade e absorção do impacto.
- Lightweight Guide Rails: pequenas alterações feitas no interior da entressola com o intuito de promover suporte e irregular pronação do corredor.
-
Durabilidade
O tênis apresenta uma durabilidade agradável, principalmente graças aos materiais adotados na sua confecção. Para fins de comparação, o Brooks PureCadence 6 segue a tendência de resistência dos demais tênis de performance do mercado.
-
Amortecimento
Um trabalho entre dois tipos diferentes de materiais de espuma, onde a responsividade e a absorção de impacto estão em constante funcionamento graças à tecnologia BioMoGo DNA.
-
Flexibilidade
Existente e constantemente presente. As ranhuras no solado, em conjunto com a fina camada de entressola e o tecido de cabedal, proporcionam um tênis quase que inteiramente flexível.
-
Ventilação
Presente ao longo de toda a passada. O tecido leve e com tramas abertas agradou bastante, principalmente por aliar uma ótima respirabilidade a um cômodo encaixe do pé.
-
Aderência da Sola
Um tênis bastante tracionado que dividiu opiniões. Enquanto uns se agradaram da inserção de um grip com boa tração, outros desagradaram pela proposta de performance abranger pouca tração para uma resposta mais coesa após a pisada.
-
Material
- 3D Fit Print Upper: material sintético, leve e com tramas abertas para promoção de um cabedal confortável e essencialmente ventilado.
Características
-
Cabedal
A tecnologia 3D Fit Print Upper compreende um material sintético que não só se destaca pela respirabilidade, mas também pelo bom encaixe. O que desagradou na região foram realmente os cadarços grossos que atrapalham um pouco numa amarração mais firme.
-
Entressola
Uma entressola que trabalha dois materiais diferentes de espuma, aliando muito bem a absorção de impacto a uma responsividade abrupta.
-
Solado
A tração que dividiu opiniões pode ser vista a partir da ótica de cada um sobre um tênis de corrida. Enquanto os que preferem a segurança se agradaram, os que prezam pela velocidade desagradaram.
ANÁLISE
O Brooks PureCadence 6 é uma novidade para o mercado brasileiro, mas oriundo de uma linha já popular entre os corredores que desbravam as variadas marcas ao redor do mundo. Marcado por um drop baixo, alto desempenho e eficiência na construção, o PureCadence chega na sexta edição desembarcando no mercado nacional como uma “ameaça” aos tênis de performance já existentes no mercado.
A alta qualidade do Brooks PureCadence 6
O PureCadence 6 incorpora excelentes características do ponto de vista de um tênis de desempenho. O drop baixo, aliado a uma altura adequada de 22mm no calcanhar e 18mm na região frontal, corroboram para um modelo rápido, de responsividade abrupta e fundamental no que tange treinos diários de velocidade e fôlego ou ainda provas de 5k e 10k.
Outra qualidade que chama muito a atenção é a adoção de materiais de alta resistência que não abandonam a flexibilidade. Um modelo que aposta nas características de conforto sem também abandonar um peso adequado. Sendo assim, um tênis de corrida que abrange as qualidades necessárias para ser rápido, eficiente e agradável sem abrir mão de pontos essenciais.
Pequenos defeitos secundários
O grande defeito diz respeito à aderência da sola que é muito presente para um tênis de performance. Contudo, tornando-se algo muito mais pessoal do que propriamente necessário, o conceito fala mais alto, e o modelo busca também trazer a segurança necessária para que pisada do pronador seja direcionada e com alto suporte constantemente.
Considerações finas
Um modelo que chega com presença e qualidade. O Brooks PureCadence 6 não se afasta do que já fora visto no modelo anterior. Aprimora conceitos, mantém o que funcionou e entrega ao usuário um modelo rico em bom desempenho e transição rápida. Com certeza um tênis para ser testado por usuários pronadores que buscam um modelo para auxiliar na quebra de seus recordes.
-
Adidas Adizero Boston Boost 6
Média Geral
3 especialistas: 89 / 100
-
Brooks Adrenaline GTS 17
Média Geral
2 especialistas: 86 / 100
-
Asics Gel Cumulus 18
Média Geral
4 especialistas: 92 / 100
-
Asics Gel Quantum 360
Média Geral
3 especialistas: 89 / 100