New Balance Vongo V2 é bom?
Prós
-
Amortecimento
Uma entressola robusta com 26mm de altura no calcanhar. No que abrange a absorção de impacto, o Vongo V2 realmente aparenta qualidade e eficiência. Um tênis com material de grandes atributos imprimidos na entressola, que contribuem para um conforto sobressalente na passada do corredor.
-
Tração
Uma área emborrachada quase que total no solado. À exceção do corte de direcionamento de passada para os pronadores, o restante é composto de uma borracha de boa durabilidade e tração notória.
-
Conforto
Tanto no interior como no exterior, o conforto é alto e presente. O bom abraço do pé, a forma num bom formato e a composição e trabalho constante entre solado, entressola e cabedal providenciam um calçado de alta qualidade do ponto de vista do conforto.
-
Ventilação
A ventilação é agradável e presente graças às tramas abertas. Um tecido em mesh que simula muito bem o knit. Contudo, mais respirável e permitindo uma maior circulação de ar internamente no calçado.
-
Versatilidade
Para todas as provas. Um tênis que pode ser adotado desde os treinos de ritmo, bem como para uma maratona sem sequer decepcionar.
-
Durabilidade
Um tênis com muitos reforços no cabedal, entressola robusta com um EVA de qualidade (e um tanto pesado) e um solado protegido com borracha. Um modelo que aguentará facilmente quilômetros e mais quilômetros.
-
Flexível
Existente, apesar de não ser tão maleável. Contudo, ao avaliar a entressola robusta e a ausência de ranhuras mais evidentes no solado, o calçado, de certa forma, pode ser considerado flexível, dada a sua característica e composição.
-
Estável
Destinado aos pronadores, este modelo apresenta um corte central que atravessa latitudinalmente o calçado, compreendendo um lado da entressola mais espesso e rígido, enquanto o outro lado mais macio. Equilibrando, dessa forma, a pisada do pronador.
Contras
-
Peso
Tênis de corrida superior as 300g já é coisa do passado. Muito pesado. Neste ponto, o Vongo V2 decepcionou uma parcela significativa dos corredores.
-
Preço
O preço, assim como o peso, desagradou nos números. Ultrapassando os R$ 500, dificilmente uma parcela dos corredores não optará por arriscar em um novo modelo.
Avaliações especialistas
Mais Positivo
Foro Atletismo
O que agrada em demasia são os reforços na parte do contraforte (rígido) e biqueira. Ambos dão um bom controle de passada para os pronadores que optarem por esse modelo.
Mais Negativo
Kristin Lassen
O Vongo v2 pode funcionar bem para alguns corredores, especialmente para aqueles que optam por corridas de tiro curto e/ou aqueles que procuram um modelo que se movimente de acordo com o pé, sem abrir mão de um bom suporte para o tornozelo.
Rankings
Atributos
-
Tecnologia
- Fresh Foam: EVA com duas densidades diferentes para direcionamento e correção da passada interna dos pronadores.
-
Durabilidade
Por se tratar de um tênis versátil e destinado a diversas atividades, ele cumpre muito bem o papel como resistente. O material adotado é eficiente, proporcionando quilômetros e mais quilômetros percorridos com o Vongo V2.
-
Flexibilidade
Existente, apesar de sutil. Não é um tênis firme, ainda mais longe de ser rígido. Apresenta uma pequena flexibilidade na região que compreende o arco plantar até a biqueira. Dada a entressola robusta, e a ausência de ranhuras sobressalentes, o tênis pode ser classificado como altamente flexível, dadas as circunstâncias
-
Amortecimento
A tecnologia Fresh Foam divide a entressola em duas diferentes densidades. Enquanto uma é mais rígida, a outra se torna mais macia. A ideia é o trabalho para correção e direcionamento da passada dos pronadores.
-
Ventilação
O tecido em mesh recobre inteiramente o cabedal. À exceção de reforços sem costuras que se dispõem pelas ilhoses, biqueira e contraforte. Respirável, ventilado e sem abrir mão do conforto.
-
Aderência da Sola
Uma área emborrachada grande no solado. A boa aderência se deve a borracha inserida que se adapta muito bem às superfícies, sejam elas lisas, ásperas, secas ou molhadas.
-
Material
- Mesh: tecido sintético que recobre quase que inteiramente a região do cabedal.
Características
-
Cabedal
Recoberto pelo tecido em mesh, o cabedal apresenta alguns pontos de proteção nas ilhoses, contraforte e biqueira sem apostar nas costuras.
-
Entressola
Robusta com EVA em dupla densidade. Aliando o macio no lado de fora do calçado e mais rígido no lado de dentro.
-
Solado
Recoberto de borracha, à exceção da linha que proporciona o direcionamento de passada, que também apresenta a função de separar o EVA mais rígido do mais macio.
ANÁLISE
O New Balance Vongo V2 é um modelo versátil, que chega ao Brasil já na segunda versão da linha. Sem base de conhecimento para comparação, a peça chegou dando o que falar. Afinal, sua construção de material impressiona logo de cara, bem como seus atributos positivos que complementam o calçado de maneira a entregar um tênis versátil, confortável e eficiente para o corredor que deseja um “Tudo em 1”.
A versatilidade do New Balance Vongo V2
O que mais impressionou mesmo foi a versatilidade do calçado. Com bom acabamento, resistente, amortecimento agradável, conforto e estabilidade, o modelo Vongo V2 realmente se adapta a qualquer tipo de distância, terreno ou treino. Sendo, assim, ideal para quem está procurando um modelo que abranja treinamentos e provas sem desgrudar do pé.
Dessa forma, compreendendo tantos pontos positivos que corroboram para um tênis versátil, o modelo Vongo V2 realmente agradou crítica e usuários que resolveram experimentar essa opção. Nada de novo, afinal, ele se assemelha muito aos modelos Hoka One One e Ultraboost, por exemplo.
Peso e preço não compensam
Infelizmente o Vongo V2 tropeçou em dois pontos que muitos corredores estão se preocupando e atentando bastante nos dias de hoje: peso e preço. Ambos estão acima do que se entende como ideal atualmente no mercado. Ultrapassando os 300g e os R$ 500, dificilmente ele deverá ser a primeira opção de um usuário que ainda não conhece a linha.
Considerações finais: Apesar de inúmeras qualidades, o tênis é pesado em excesso. Se o peso fosse reduzido para abaixo dos 300g – mesmo mantendo o preço –, o modelo já seria um sucesso. O que mais se procura atualmente são modelos leves, mesmo que tenham a entressola robusta. Isso é primordial, e o Vongo V2 deixou a desejar nesse quesito.