Salomon Speedcross 4 é bom?
Prós
-
Suporte
As tecnologias Sensifit e Endofit oferece aos corredores precisão e conforto em seu ajuste, além de uma notável interação com a superfície.
-
Amortecimento
Salomon Speedcross 4 apresenta melhores condições de amortecimento do que seu antecessor.
-
Comodidade
Os sistemas easy-on e easy-off dão maior comodidade para calçar e descalçar o tênis.
-
Proteção
Speedcross 4 apresenta o sistema Mud-Guard para proteção da base do calçado que evita o acúmulo de lama e outros resíduos comuns em superfícies de trilha.
-
Estilo
Este modelo Salomon oferece uma grande variedade de cores.
Contras
-
Peso
Alguns corredores sentiram que o Salomon Speedcross 4 é mais pesado do que o desejável.
-
Preço
Seu preço pode estar fora da faixa de custo dos concorrentes de mesma categoria.
-
Ajuste
Não oferece um ajuste personalizado, podendo gerar desconforto para corredores com pés mais largos.
Avaliações especialistas
Mais Positivo
John Ellings
Um dos mais populares e reconhecidos calçados para corridas em trilha. Speedcross 4 é um dos melhores acertos da marca Salomon.
Mais Negativo
James Young
Fortes novidades para um modelo clássico.
OUTRAS AVALIAÇÕES
-
Tênis Para Corrida
As melhorias realizadas em relação ao antecessor são ótimas, caso tenha gostado do modelo anterior, com certeza irá gostar deste.
Rankings
Características
-
Solado
Salomon Speedcross 4 recebe um novo desenho para o padrão de tração em sua sola, onde foram adicionadas mais travas em forma de seta para mais tração e aderência. A sola é composta de borracha de alta durabilidade e que leva a tecnologia Contagrip para oferecer tração de longa vida e de ótimo desempenho em várias superfícies. No calcanhar temos um padrão de travas mais agressivas, que recebe o nome Wet Traction Contagrip e são projetadas especificamente para otimizar o desempenho do calçado em superfícies úmidas e escorregadias, como lama e neve. E ainda oferece ainda mais aderência e desempenho na propulsão de cada passada. Por último temos o Mud-Guard que protege toda a base do tênis contra o acúmulo de resíduos, garantindo uma efetiva aderência para sola com 100% de eficiência durante todo o treino.
-
Entressola
Salomon construiu a entressola do Speedcross4 pensando em oferecer um amortecimento responsivo e eficaz, com conforto e apoio, sem que estes benefícios alterassem o peso total do calçado. A entressola apresenta uma fusão de dois sistemas de amortecimento da Salomon: o Muscle LT e o EVA Injetado. O primeiro é um material leve que proporciona amortecimento de alta durabilidade. O segundo é uma peça que oferece um amortecimento suave por toda a extensão do calçado. Esta fusão entre o Muscle LT e o EVA Injetado resulta em uma entressola de dupla densidade e que juntas dão amortecimento e suporte durante todo o ciclo de marcha, além de oferecer flexibilidade suficiente para que seus pés sintam todo o relevo do terreno.
No interior do calçado encontramos a palmilha Ortholite que fornece extrema maciez para o conforto dos pés e um ótimo apoio. Para mais segurança e saúde dos pés, a palmilha recebe tratamento antimicrobiano.
-
Cabedal
O Speedcross 4 tem um cabedal resistente à água, mas que é capaz de oferecer respirabilidade e ventilação. Além disso recebe aplicações de material leve e resistente à abrasão em áreas de grande desgaste. O contraforte dianteiro apresenta uma camada em PVC para maior durabilidade e proteção dos dedos e ainda previne a entrada de detritos no interior do calçado.
Ainda temos o sistema Quicklace que basta puxar a corda Kevlar para sentir um ajuste customizado e preciso. E para maior segurança podemos contar com o Lace Pocket que serve para armazenar o laço e evitar que ele fique livre, eliminando a chance de que seja pisoteado ou se enrosque em galhos ou outros obstáculos pelo caminho.
Atributos
-
Tecnologia
3D Advanced Chassis™: proporciona estabilidade e melhora a propulsão em corridas de trilha. Oferece controle torcional, amortecimento, retorno de energia e conforto durante toda a atividade.
Water-Resistant Upper: cabedal que possui resistência à água e umidade.
Lightweight Abrasion Resistant Upper: cabedal extremamente durável que estende a vida útil do tênis.
Durable PVC Toe Box: fornece proteção aos dedos contra impactos.
Anti-Debris Mesh / Tongue Gusseted: impede a entrada de detritos no interior do calçado.
Quicklace System: sistema de laço minimalista de fácil uso que oferece ajuste customizado, seguro e facilita o calce e descalce.
Lace Pocket: armazena o laço e evita que fiquem no caminho e sejam danificados.
LT Muscle: material leve que compõe a entressola e que tem como função a absorção de impactos.
EVA Injetado: material de alta resistência que compõe a sola para fornecer ainda mais absorção de impactos e amortecimento dos pés.
Ortholite Sockliner: palmilha que fornece amortecimento macio para os pés e tem tratamento antimicrobiano.
Contagrip: sola de borracha durável e que não marca a superfície (sola non-marking), oferece excelente aderência ao solo.
Wet Traction Lugs: travas de 6mm presentes no calcanhar e que possuem formato de seta. Presentes no calcanhar têm a função de manter 100% da tração em terrenos molhados, escorregadios ou lamacentos.
Mud Guard: evita o acumulo de barro na sola, mantendo a aderência da sola durante todo o percurso.
-
Durabilidade
Salomon Speedcross 4 possui uma construção de excelente durabilidade. Materiais que proporcionam características como o cabedal Abrasion Resistant Upper, que fornece resistência à abrasão; o LT Muscle, material durável que compõe a entressola e possui pouco peso; e a borracha de alta durabilidade que faz parte da tecnologia Contagrip, uma entressola que garante vida útil longa ao calçado.
-
Amortecimento
A principal responsável pelo amortecimento do Speedcross 4 é a entressola que apresenta dupla densidade, resultado da fusão dos sistemas de amortecimento Muscle LT e o EVA Injetado e que juntas dão amortecimento macio, durável e responsivo durante todo o ciclo de marcha.
-
Flexibilidade
Por possuir entressola e solado robustos, a flexibilidade acaba sendo prejudicada durante a construção de calçados para trilha. Na tentativa de dar esta característica ao Salomon Speedcross 4, sua entressola recebe o Muscle LT, um material leve e de boa flexibilidade. Além disso, a construção da entressola favorece um pouco este quesito no tênis.
-
Ventilação
Outra característica que possui um déficit em calçados para trilha é a ventilação. Por priorizar a segurança dos pés, muitas vezes os materiais utilizados na construção deste tipo de calçado não oferecem uma boa ventilação. No Speedcross 4 temos um cabedal resistente à água que matem os pés livres de umidade externa extra, mas sua ventilação ainda pode ser algo a melhorar em sua próxima edição.
-
Aderência da Sola
Speedcross 4 ganhou fama por oferecer uma incomparável aderência em sua sola. Com a tecnologia Contagrip o solado apresenta travas que permitem o calçado se aderir ao solo. E com a tecnologia Mud Guard este tênis é capaz de evitar o acúmulo de resíduos em sua sola, garantindo a eficácia da sua aderência e tração durante toda a corrida.
-
Material
Cabedal: exterior com 70.0% Poliamida e 30.0% Poliuretano; interior com 50.0% Poliéster e 50.0% Poliuretano.
Entressola/Solado: 70.0% Acetato etileno de vinil (EVA) e 30.0% Borracha -
Indicação
Salomon Speedcross 4 é indicado como uma das melhores opções de calçados trail (para trilha). Corredores de pisada neutra estarão bem acompanhados com o surpreendente desempenho do Speedcross 4 nas corridas em solos escorregadios, com lama, neve, cascalho, areia e até mesmo em solos encharcados.
ANÁLISE
Salomon Speedcross 4 recebe um novo desenho para o padrão de tração em sua sola, onde foram adicionadas mais travas em forma de seta para mais tração e aderência. A sola é composta de borracha de alta durabilidade e que leva a tecnologia Contagrip para oferecer tração de longa vida e de ótimo desempenho em várias superfícies.
No calcanhar temos um padrão de travas mais agressivas com 6mm, que recebem o nome Wet Traction Contagrip e são projetadas especificamente para otimizar o desempenho do calçado em superfícies úmidas e escorregadias, como lama e neve. E ainda oferece mais aderência e desempenho na propulsão de cada passada.
Por último temos o Mud-Guard que protege toda a base do tênis contra o acúmulo de resíduos, garantindo uma efetiva aderência para sola com 100% de eficiência durante todo o treino.
A marca Salomon construiu a entressola do Speedcross 4 pensando em oferecer um amortecimento responsivo e eficaz, com conforto e apoio, sem que estes benefícios alterassem o peso total do calçado. A entressola apresenta uma fusão de dois sistemas de amortecimento da Salomon: o Muscle LT e o EVA Injetado. O primeiro é um material leve que proporciona amortecimento de alta durabilidade. O segundo é uma peça que oferece um amortecimento suave por toda a extensão do calçado. Esta fusão entre o Muscle LT e o EVA Injetado resulta em uma entressola de dupla densidade e que juntas dão amortecimento e suporte durante todo o ciclo de marcha, além de oferecer flexibilidade suficiente para que seus pés sintam todo o relevo do terreno.
No interior do calçado encontramos a palmilha Ortholite que fornece extrema maciez para o conforto dos pés e um ótimo apoio. Para mais segurança e saúde dos pés, a palmilha recebe tratamento antimicrobiano.
O Speedcross 4 tem um cabedal resistente à água, mas que é capaz de oferecer respirabilidade e ventilação para dar conforto e mais saúde aos pés. Além disso recebe aplicações de material leve e resistente à abrasão em áreas de grande desgaste, reduzindo o desgaste provocado por pedras e galhos.
O contraforte dianteiro apresenta uma camada em PVC para maior durabilidade e proteção dos dedos contra impactos e ainda previne a entrada de detritos no interior do calçado, que pode causar grande desconforto durante a corrida.
No cabedal ainda podemos encontrar o sistema Quicklace que basta puxar a corda Kevlar para sentir um ajuste customizado e preciso. Este sistema ainda facilita o calçar e descalçar o tênis. E para mais segurança podemos contar com o Lace Pocket, que serve para armazenar o laço e evitar que ele fique livre, eliminando a chance de que seja pisoteado ou se enrosque em galhos ou outros obstáculos pelo caminho.
Não é por acaso que Salomon Speedcross 4 mantem o sucesso deste modelo, pois seu notável desempenho durante as corridas pode ser reconhecido em cada quilometro cheio de lama percorrido com segurança, estabilidade, amortecimento e conforto.
REVIEW MODELOS ANTERIORES
Salomon Speedcross 3
A marca Salomon é conhecida por colocar no mercado calçados de qualidade, de ótima durabilidade e, claro, sem deixar a beleza e estilo de lado. Salomon destina suas produções para esportes radicais. Na categoria de corrida em montanha e trilha, o modelo Speedcross 3 ganhou o coração e os pés de corredores amadores e profissionais. Após o sucesso do Speedcross 2, a empresa fez melhorias nos pontos certos desta nova versão.
No cabedal será fácil notar a biqueira que ganhou mais espaço, uma melhoria em relação ao Speedcross 2, que podia apertar os pés de formato mais largo. O Speedcross 3 apresenta um ajuste confortável na parte mediana do pé e no contraforte do calcanhar.
Sua construção possui partes fabricadas em Nylon reforçado e tem o sensacional cadarço em Kevlar, o que faz deste tênis um dos mais duráveis da categoria.
O cabedal apresenta muita eficácia em manter detritos longe da parte interna do calçado. Além disso, mantém seu pé protegido contra umidades externas por possuir resistência à água, garantindo um ótimo conforto térmico.
A palmilha recebe a tecnologia Ortholite que age como antibactericida ajudando a prevenir os maus odores e ainda fornece uma porção extra de amortecimento para os pés.
A parte superior do Speedcross 3 apresenta sobreposições que, além de serem esteticamente agradáveis, são aplicadas com total aderência e sem costuras ao corpo do tênis, resultando em menos peso e mais flexibilidade.
O sistema Quicklace oferece mais ajuste e estabilidade para as corridas. E a biqueira reforçada com PVC ajuda a proteger os dedos contra tropeços e impactos durante a caminhada ou corrida.
Já a entressola do Salomon Speedcross 3 não houve muitas mudanças em relação à 2ª edição. Mas houve atualizações como a redução da altura do calcanhar de 12mm para 9mm, o que promove ainda mais estabilidade e apoio.
Outra melhoria na entressola foi a utilização de EVA Injetado por toda a entressola. Isso permite ainda mais amortecimento e proteção aos pés.
O solado do Speedcross 3 recebe aperfeiçoamentos. Neste novo modelo o calçado possui maior aderência em solos pantanosos. Isso foi possível graças ao novo design asa-delta das travas que ainda apresentam rugosidades em sua superfície e ajudam a manter a aderência em terrenos lisos ou molhados.
Em linhas gerais, as melhorias realizadas em relação ao Speedcross 2 são ótimas, fazendo do Salomon Speedcross 3 um calçado especialmente recomendado para corridas curtas, técnicas e rápidas, ou com muitas subidas e descidas já que possui um bom sistema de aderência.